domingo, 1 de agosto de 2010

VOCÊ SABIA?!

...que o termo CAIÇARA,em um dos estudos mais aceitos, teria sua origem numa expressão utilizada pelos índios para designar os portugueses que tinham como costume incendiar grandes extensões de matas vizinhas aos locais que ocupavam, com o intuito de afastar o perigo imediato dos animais selvagens e também dos indígenas que lhe eram hostis.
A expressão significaria o mesmo que dizer: Assasinos da Selva, incendiários da Mata. CAA quer dizer "queimada" e IÇARA representa o agente o executor,aquele que faz ou conduz.
Esse grito de ódio e rancor indígena traduzia a revolta e a indignação por parte de quem respeitava tradicionalmente as florestas, adorando-as como fonte inspiradora de sua religião.
A expressão manteve-se através dos séculos designando os primeiros portugueses e todos os brancos ou mamelucos que vieram depois, estabelecendo-se e procriando-se junto ao litoral da antiga capitania vicentina,hoje Estado de São Paulo. Isso explicaria porque, especialmente os praianos paulistas, são chamados de caiçaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário